A Experiência (1995)
Em um laboratório de pesquisas no deserto de Mojave, na Califórnia, uma equipe de cientistas está monitorando uma jovem garota (Michelle Willians) que está dentro de uma espécie de gaiola de vidro. Enquanto a menina observa em silêncio, vários técnicos começam a instalar cilindros de cianeto de hidrogênio no sistema de ventilação da gaiola. Assim que o gás é liberado, a menina percebe o perigo e tenta pedir por ajuda. Como nenhum dos presentes parece interessado em ajudá-la, a menina se joga contra o vidro da gaiola, conseguindo quebrá-lo.
Uma vez fora de seu confinamento, a menina
consegue despistar a patética segurança do laboratório e escapa para o deserto.
Perseguida por veículos e helicópteros, ela consegue se esconder em um trem de
carga e escapa novamente aos seus perseguidores.
No dia seguinte, uma equipe é montada para rastrear o paradeiro da menina fugitiva. Esta equipe é formada pelo Dr. Stephen Arden (Alfred Molina), um antropólogo, a Dra. Laura Baker (Marg Helgenberger), uma bióloga, Dan Smithson (Forest Whitaker), um sensitivo paranormal e Preston Lennox (Michael Madsen), um mercenário e assassino profissional. Esse grupo se reúne no laboratório onde a menina estava confinada inicialmente e recebem as informações através do responsável pelo projeto, Xavier Fitch (Bem Kingsley).
Em 1974, o programa SETI (Search for
Extraterrestrial Intelligence- Busca Por Inteligência Extraterrestre) enviou
uma mensagem ao espaço usando o radiotelescópio de Arecibo, em Porto Rico. Essa
mensagem continha algumas informações, tais como a posição de nosso sistema
solar e a estrutura completa do DNA humano. Em 1992, uma resposta a mensagem
enviada foi finalmente recebida. Essa mensagem de origem extraterrestre continha
duas informações: uma delas era uma fórmula para que a humanidade pudesse
utilizar o hidrogênio como uma fonte de energia praticamente ilimitada. A outra
era uma sequência de DNA alienígena, junto com informações sobre como combinar
o DNA humano com o DNA alienígena.
A chamada “Mensagem de Arecibo” foi realmente enviada ao espaço em 1974 e continha as mesmas informações apresentadas no filme. Entretanto, levaram milhares, talvez centenas de milhares de anos até que esta mensagem possa realmente encontrar um receptor no espaço profundo. Por outro lado, o radiotelescópio de Arecibo foi inaugurado em 1963 e durante décadas foi um importante instrumento de pesquisa cientifica. Também foi cenário para filmes como “007 contra GoldenEye” (1995) e “Contato” (1997). Porém, a partir de 2016 o radiotelescópio passou a perder relevância e finalmente se desmoronou em 1º de dezembro de 2020, quando sua antena se soltou dos cabos de sustentação e caiu sobre o prato refletor, inutilizando definitivamente o equipamento. Depois desse incidente, o equipamento foi demolido e atualmente não existe mais.
Convencidos de que estavam lidando com uma espécie
amigável, os cientistas resolveram realizar a experiência de fusão dos DNAs, o
que terminou resultando em Sil, uma hibrida humana-alienígena que recebeu o
nome de Sil. O crescimento celular de Sil é muito mais rápido do que o de um
ser humano normal, o que fez com que ela crescesse rapidamente, atingindo o
corpo de uma menina de doze anos em apenas alguns meses. Porém, percebendo que
era impossível se comunicar com ela, os cientistas responsáveis pelo projeto
concluíram que a experiência era um fracasso e resolveram terminar com seu
trabalho e eliminar a menina, o que terminou resultando em sua fuga. Agora a
equipe montada por Fitch deve caçar e eliminar Sil antes que ela cause mais
problemas.
Enquanto a equipe está sendo reunida, Sil deixou o trem de carga e embarcou em um trem de passageiros. Após roubar a mala de outro passageiro, a menina se esconde em uma cabine e assalta a despensa do trem para conseguir comida. Após se empanturrar com uma quantidade absurda de comida, a menina acaba sofrendo uma estranha transformação. Horríveis tentáculos com forma de verme rompem sua pele e a prendem em um casulo. Pouco depois, uma condutora entra na cabine de Sil e termina morta por uma forma estranha que está se formando no casulo.
Horas depois, uma mulher adulta (Natasha Henstridge) emerge do casulo. Sil parece ter passado por uma metamorfose e se transformou em uma forma mais desenvolvida de si mesma. Vestida com a roupa da condutora morta, Sil desce do trem na cidade de Los Angeles, onde tentará encontrar um parceiro para se reproduzir.
O filme constrói um paralelismo muito bom ao mostrar Sil caçando um parceiro ao mesmo tempo em que a equipe de Fitch caça Sil. Enquanto Sil vai desenvolvendo suas habilidades, ao mesmo tempo em que mata impiedosamente, a equipe de Fitch vai rastreando seus movimentos e aprendendo as características de sua presa. Em busca de mais respostas sobre o que realmente Sil é, os caçadores resolvem desenvolver um espécime apenas com DNA alienígena, para tentar descobrir alguma fraqueza. Esta tentativa dá lugar a uma das cenas mais tensas do filme, com o resultado da experiência crescendo de maneiras descontrolada, como se fosse um câncer superdesenvolvido, e colocando as vidas de Lennox e Laura em risco.
Devido a sua genética híbrida, Sil consegue aprender certas habilidades como ler ou dirigir um veículo de maneira bastante fácil. Também consegue desenvolver suas capacidades sociais muito rapidamente, convivendo entre os seres humanos com bastante desenvoltura. A inteligência de Sil é tamanha que esta, ao perceber que está sendo caçada por Fitch, consegue elaborar um plano para fingir sua morte e se livrar de seus perseguidores, chegando inclusive a amputar um de seus dedos para deixar como pista falsa no local do acidente.
O roteirista Dennis Feldman teve a ideia
original para este filme em 1987, após ler um artigo escrito por Arthur C.
Clark, onde o famoso escritor mostrava que a possibilidade de que uma nave
extraterrestre pousasse um dia na Terra são praticamente ínfimas, devido à
enorme dificuldade para se transpor as enormes distâncias existentes no espaço
sideral. Assim sendo, a única possibilidade para que houvesse um contato entre
humanos e uma cultura alienígena seria através de comunicações de rádio. Após
trabalhar nesta ideia durante vários anos, Feldman apresentou um script inicial
para o produtor Frank Mancuso Jr., que percebeu que aquela ideia tinha muito
potencial. Logo, a Metro-Goldwyn-Mayer (MGM) resolveu apostar nessa ideia e
trouxe o diretor Roger Donaldson para fazer o filme.
Para qualquer pessoa que assista A Experiência, ficam óbvias as semelhanças com “Alien, O Oitavo Passageiro” (1979). Pois estas semelhanças não são mera coincidência. Mancuso e Donaldson procuraram o lendário artista H. R. Giger para que este criasse o design da criatura alienígena. Giger foi o criador do icônico design do xenomorfo da franquia Alien e ficou muito contente com a oportunidade de desenvolver a criatura pedida por Mancuso e Donaldson. Usando conceitos criados por ele em seu livro de ilustrações Necronomicon de 1977, Giger criou um ser claramente alienígena, mas também carregado de sensualidade. Porém, devido a problemas pessoais, Giger não pode se envolver mais diretamente na construção da obra.
O filme aposta bastante na sexualização da personagem Sil e explora ao máximo a beleza de Natasha Henstridge, cujo belo corpo é mostrado em várias cenas. Esse apelo sexual desagradou aos críticos, que afirmaram na época que o filme era apenas uma coleção de cenas de nudez desnecessária, mescladas com cenas de violência e gore exagerado.
Por outro lado, o principal defeito do filme que costuma incomodar o público são os efeitos digitais datados. Embora o filme conte com efeitos práticos bastante efetivos, principalmente a maquiagem da forma alienígena de Sil, aqueles efeitos gerados por computador são claramente inferiores, mesmo para a época em que foram feitos.
O elenco de A Experiência é formado por nomes relativamente conhecidos e famosos, começando por Natasha Henstridge, que na época era uma modelo e que teve sua estreia no cinema nesse filme. Posteriormente, ela atuaria em vários outros filmes, inclusive em “Bela Donna” (1998), um filme filmado no Brasil, dirigido por Fábio Barreto e com participação de atores brasileiros como Eduardo Moscovis, Letícia Sabatella e Guilherme Karam. Da mesma forma, Michael Madsen é conhecido por atuar em filmes de Quentin Tarantino como “Cães de Aluguel” (1992), “Kill Bill: Volume 1” (2003) e “Os Oito Odiados” (2015). Forest Whitaker atuou em filmes como “O Último Rei da Escócia” (2006) e “Pantera Negra” (2018). Alfred Molina é famoso como o Dr. Octopus de “Homem-Aranha 2” (2004). Marg Helgenberger ganhou fama atuando na série “CSI: Investigação Criminal” (2000-2013). Entretanto, o ator mais reconhecido do filme é Ben Kingsley que atuou em obras consagradas como “A Lista de Schindler” (1993) e ganhou um Oscar de Melhor Ator por “Gandhi” (1982).
Com um orçamento de 35 milhões de dólares, A Experiência rendeu mais de 113 milhões de dólares na bilheteria. Com um retorno financeiro bastante satisfatório, a MGM resolveu apostar em uma sequência, que seria lançada em 1998, mas que acabaria se revelando um fracasso, apesar de ser um filme tão divertido quanto o original. A franquia ainda teria mais duas sequências, lançadas em 2004 e 2007, mas nenhuma delas conseguiria alcançar o reconhecimento do filme original e são de uma qualidade muito inferior, decepcionando os fãs da franquia. Da mesma forma, o filme também ganhou uma versão em livro, escrita por Yvonne Navarro com base no roteiro de Dennis Feldman, além de duas versões em história em quadrinhos, sendo que uma delas teve seu roteiro escrito pelo próprio Feldman.
Ao fim e ao cabo, A Experiência é um
filme divertido, que apresentou ao público uma criatura icônica e deu origem a
uma franquia de terror que conta com um bom número de fãs. Não é uma
obra-prima, mas com certeza é interessante e merece ser apreciada.